FALE COM A GENTE! 0800 707 0550

(54) 9 8135.6331 | (54) 3330.9600

comercial1@landrin.com.br

BLOG

Malefícios que as lesmas podem causar para sua plantação

As lesmas podem causar vários danos às plantações, pois são conhecidas por se alimentarem de folhas, caules e frutos de diversas plantas. Se não forem controladas, podem comprometer o crescimento saudável das plantas e até mesmo causar perdas significativas na produção. 

Alguns dos malefícios que as lesmas podem causar para a sua plantação incluem: 

? Danos às folhas: As lesmas raspam as folhas das plantas, deixando uma superfície irregular e com aparência de mordida. Isso pode enfraquecer as plantas, prejudicar a fotossíntese e reduzir a capacidade de produção de alimentos. 

? Danos aos caules: Lesmas também podem se alimentar dos caules das plantas, causando ferimentos que facilitam a entrada de doenças e infecções. 

? Danos aos frutos: Plantas com frutos maduros podem ser alvo das lesmas, que podem danificar ou consumir partes dos frutos, tornando-os impróprios para o consumo ou venda. 

? Redução do crescimento: A alimentação contínua das lesmas pode retardar o crescimento das plantas, fazendo com que elas fiquem menores e menos produtivas. 

? Transmissão de doenças: As lesmas podem carregar fungos e bactérias em seus corpos, o que pode levar à disseminação de doenças para as plantas saudáveis quando se alimentam. 

? Impacto estético: Além dos danos físicos, as lesmas também podem causar danos estéticos às plantas, tornando-as menos atraentes para paisagismo ou finalidades ornamentais. 

? Desfolhamento: Em casos mais severos, as lesmas podem consumir grandes quantidades de folhas, levando a um desfolhamento extenso das plantas, o que pode prejudicar significativamente a saúde geral da planta. 

? Perda de colheita: Se as lesmas atacarem plantas de cultivo que têm valor comercial, como hortaliças e frutas, a infestação pode resultar em perdas significativas na colheita e, consequentemente, em prejuízos financeiros. 

As lesmas têm hábitos noturnos e costumam operar nas horas mais amenas do dia. Normalmente escondem-se debaixo de folhas, tábuas, pedras e buracos no chão. Em caso de locais com cobertura de solo, é comum se abrigarem debaixo da palhada.

Para o controle de lesmas, caracóis e caramujos, a Landrin trabalha com o lesmicida Sluggo que contém 3% de fosfato férrico, um ingrediente 100% natural. O produto é uma isca atrativa granulada que cessa o dano rapidamente sem deixar resíduos tóxicos e sem agredir o meio ambiente. Após ingerido, provoca alterações celulares no sistema digestivo das lesmas, interrompendo a alimentação das pragas que se recolhem em suas tocas e morrem. Depois de aplicado, o Sluggo tem durabilidade durante vários dias, mesmo na ocorrência de chuva, pois apresenta ótima resistência contra umidade. Os grânulos que não forem consumidos serão decompostos, servindo como adubo natural para as plantas.

O fosfato férrico presente no Sluggo é o único ingrediente autorizado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para uso na agricultura como lesmicida. 

O SLUGGO é fabricado na Alemanha e está disponível em embalagens com indicações para uso agrícola (com receita agronômica - sacos 20 kg), uso profissional (empresas especializadas - sacos de 1 kg) e jardinagem amadora (venda livre - 10 saquinhos de 50 g).